Sobre gratidão 

Sabe aquele dia nublado? Aquele dia que você acorda de mau humor e só  consegue ver o que tá dando errado (não me digam que isso só acontece comigo)!! Daí você  pega o celular, entra no Instagram e vê aquela foto linda, de alguém super feliz, com a seguinte  legenda: “quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem.” Você começa a se questionar se, talvez, as coisas estão tão ruins  porque não é grato o suficiente; você se acusa por ser uma pessoa tão horrível e aquela pequena crise existencial ganha uma pitada extra de culpa.

 Sabe, eu estive refletindo sobre isso e percebi que existe tanta hipocrisia quando se trata de gratidão, que chega a ser um paradoxo!!!

Vamos aceitar uma coisa de uma vez por todas: ser grato quando se tem saúde, bons relacionamentos, dinheiro na conta pra fazer aquela viagem ou jantar naquele restaurante maravilhoso é muito fácil. Ao mesmo tempo, é quase absurdo exigir que aquela pessoa que está doente, que não tem o que comer, que foi abusada ou injustiçada tenha a mesma capacidade de “sentir-se grata” por todas essas provações!!! Vamos deixar essa hipocrisia de lado e aceitar que, muitas vezes, nós vamos questionar o porquê das coisas estarem dando errado e ficar tristes, isso é o que nós faz humanos; estar inconformados com uma situação que não queríamos viver pode ser a chave pra impedir que a gente se acomode e decida fazer as coisas de um jeito diferente, essa “ingratidão” talvez não seja uma coisa tão horrível quanto nos disseram!!! O problema é que a sociedade, e até mesmo as religiões, nos condenam, nos acusam de rebeldia contra a  “vontade de Deus”; sinceramente, eu acredito em um Deus que entende que nem sempre seremos fortes, nem sempre seremos “gratos”, nem sempre estaremos felizes. Eu acho que o grande desafio de todos nós, é aceitar nossos sentimentos ruins e aprender a  lidar com eles. Eu não estou aqui dizendo pra você se tornar um chato ambulante, pra reclamar de tudo o tempo todo, mas eu tenho aprendido que sentimentos ruins fazem parte de nós e fingir que somos sempre bons  pode nos transformar em pessoas  insensíveis que se julgam superiores e se acham no direito de julgar seu semelhante. O fato é  que a vida é uma verdadeira roda gigante, em um segundo tudo pode mudar de lugar. Todo dia nublado tem seu fim e o sol sempre volta a brilhar, não importa o quanto a escuridão demore a se dissipar. Meu conselho? Chore, reclame, questione, sinta e depois renasça, sorria, agradeça, se levante e recomece a sua luta diária pra ser alguém melhor, alguém que sonha e batalha por seus objetivos. Não queira ser bom o tempo todo, aceite suas fraquezas, seja humano. No fim você acabará percebendo que a “gratidão” não funciona como seu status do  Facebook, que muda de acordo com as circunstâncias, a gratidao mora num lugar mais profundo da sua alma e ela sempre renascerá pra encher sua vida de esperança!!!!

2 comentários sobre “Sobre gratidão 

Deixe um comentário